SOBRE
Fundado em 2009 pelos irmãos Fernando e Humberto Campana, a missão do Instituto Campana é preservar o legado dos Irmãos, utilizando o design como ferramenta de transformação através de programas sociais e educativos. A Associação Civil de direito privado sem fins lucrativos realiza esse objetivo por meio de parcerias e acordos de cooperação com instituições estrangeiras e nacionais, empresas, organizações e entidades públicas e privadas.
Um dos principais atributos do trabalho dos Irmãos Campana é a inspiração pelas técnicas artesanais tradicionais de diferentes partes do Brasil e ao redor do mundo. Foi precisamente a proximidade com as diferentes realidades que deram o impulso inicial para a criação de uma organização com três principais áreas de trabalho:

Primeiramente, o resgate de técnicas artesanais – que engloba tanto as habilidades artesanais tradicionais em vias de desaparecimento, como os conceitos artísticos e as técnicas desenvolvidos pelos Irmãos Campana. ‘Quando colaboramos com artesãos, nós resgatamos tradições, promovemos um métier e aumentamos a sua auto-estima. Essa troca também nos enriquece como profissionais e traz frescor a nossa produção’, diz Humberto Campana.
Em segundo lugar, o desenvolvimento da inclusão social e da educação como meio de melhorar a vida das pessoas – através da criação de programas educativos de arte e design, juntamente com palestras e exposições do acervo do Instituto, bem como de outras partes. Se o trabalho dos Irmãos Campana levanta uma série de críticas sobre a nossa sociedade atual – industrialização, massificação, desigualdade, o Instituto Campana surge para institucionalizar o universo da dupla e promover projetos que estimulam a intervenção social por meio de uma perspectiva de design. ‘O Instituto foi criado com o propósito de espalhar o nosso universo – olhar e linguagem – através da disseminação de nossa coleção e da promoção de atividades culturais e educacionais. A vida nos tem dado tanto, agora é a nossa vez de retribuir’, conclui Fernando Campana.
Por último, manter e preservar a coleção e memória dos irmãos com o intuito de compartilhar para gerações futuras o conhecimento dos designers nas áreas do design, da arquitetura e das artes. A guarda e conservação de obras de arte e arquivos dos Campana faz parte dessa área de trabalho.
A coleção inclui peças finalizadas, protótipos, matérias-primas, documentos, fotografias e publicações das criações da dupla, além de outros objetos essenciais que contam a história da trajetória desses artistas desde sua estreia em 1983.

OS FUNDADORES
Colorido, caótico, plural, híbrido, violento, maximalista. Tais palavras poderiam ser utilizadas para falar do Brasil, mas aqui se referem ao trabalho de Fernando e Humberto Campana. Isso porque a vida e a obra desses irmãos é uma verdadeira alegoria da brasilidade, contém todos os elementos que formam a identidade cultural do país.
Nascidos no interior de São Paulo, foram para a capital do estado na adolescência. A origem longe das grandes cidades fez com que os Irmãos Campana tivessem, desde cedo, um importante contato com a natureza – fator que os influenciou durante toda a carreira como designers.
No entanto, a mudança para São Paulo e a imersão nessa grande metrópole alterou a maneira com que a dupla enxergava o mundo. Nascidos e criados no campo, amadureceram na cidade. É possível enxergar esse diálogo entre campo e cidade, tão presente na realidade brasileira, ao longo de todo o acervo dos Campana. “Somos a fusão entre o caipira e o urbano”, comenta Humberto Campana.

A ascensão da dupla no mundo do design foi meteórica. Em 1989, com a exposição Desconfortáveis, na qual cadeiras de ferro esculturais contestavam o cânone do conforto e anunciavam a irreverência e o humor que marcaria toda a produção futura, nas eiras e beiras do artesanato, do design e da arte.
O reconhecimento veio no fim dos anos 1990, com a mostra no MoMA (Museu de Arte Moderna de Nova York), sob a curadoria de Paola Antonelli. A carreira internacional seguiu com criações anuais para casas italianas, como Edra, Alessi, Nodus, Magis, Moleskine, Venini, entre outras, e ao mesmo tempo com o fortalecimento da pesquisa regional no Brasil. No país, uma importante parceria com a Melissa popularizou traçados dos Campana para muitos brasileiros.
Os Irmãos Campana trabalham também com esculturas, cerâmicas, instalações, cenografia,
design de interiores e paisagismo. Eles assinam o café do Theatro Municipal de São Paulo e o Café Campana, no Museu D’Orsay, em Paris, além de interiores de hotéis como o New Hotel, na Grécia,
e Iniala Beach House, em Phuket. Para a Fima Casa, criaram um exclusivo projeto da fachada.

Os Campana representam um momento de ruptura do design brasileiro.
A utilização de materiais cotidianos como plástico, papelão, metais, fibras de algodão e borracha surpreendem pelas inovações e pelo arrojado design proposto pela dupla. Assumindo, desde o início, sua vontade de aproveitar a precariedade do sistema industrial e de trabalhar com os materiais e técnicas simples, eles jogaram luz sobre o repertório popular brasileiro, mostrando que é possível abandonar a bússola viciada das tendências e manter a liberdade criativa.
Principais referências do design brasileiro, o trabalho dos Irmãos Campana tem a capacidade de reunir elementos distintos e criar um espaço de diálogo entre eles, com coesão e elegância única.
